<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d36911665\x26blogName\x3dmy-mind\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://my-mind--.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://my-mind--.blogspot.com/\x26vt\x3d327645542118290665', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

my-mind

"Não mudes a tua natureza se alguém te faz mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Quando a vida te apresentar mil razões para chorar, mostre-lhe que tens mil e uma razões pelas quais sorrir..."
 

Graffiti - Arte ou Vandalismo?
A produção artística mais antiga deixada pelo Homem foi os desenhos feitos nas paredes das cavernas. Esses desenhos são os primeiros exemplos de graffiti que encontramos na história da arte. Eles representam diversos símbolos muitos dos quais, ainda hoje, são enigmas para os arqueólogos, mas que de facto são significantes aos seres daquele contexto, como uma forma de expressão ou talvez transcrição do momento histórico.
Hoje o graffiti ao utilizar o meio urbano como forma de expressão, contrário aos demais movimentos artísticos, que se inserem na sociedade através de um trabalho muitas vezes planejado e exposto em galerias e museus, faz com que seja muito questionado.
Encarado do ponto de vista legal, o graffiti pode ser considerado como um acto de vandalismo, porém pode ser considerado uma forma de arte se for feito numa base legal.
Susan Phillips, investigadora da UCLA, vê o graffiti como uma forma de arte já que possui cargas simbólicas e formas estéticas baseadas num código de grupo que não deve ser entendido isoladamente, mas sim como parte integrante de uma cultura de rua mais vasta que inclui música (hip-hop e rap) e dança (breakdance).
Eu penso que como todo o tipo de expressão artística o graffiti deve ser reconhecido e deve-se incentivar essa arte de rua! Criar espaços ou ceder espaços para a mesma seria uma boa ideia. Claro que aqueles rabiscos que se vêem por aí nas casas, nos sinais e mais não sei aonde são actos de vandalismo e poluição visual! Agarrar numa latinha de tinta e desenhar não é para quem quer, é preciso ter talento e é esse talento que tem de ser reconhecido e respeitado.
By Osgemeos:



« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

At 2:52 da tarde, agosto 26, 2007, Blogger Marco Fav said...

É arte se o objectivo for exprimir uma mensagem importante e não só chatear ou colocar mensagens de pessoal com falta de auto-estima do tipo "Small-dick man was here!"
bjos    



At 4:09 da tarde, agosto 26, 2007, Blogger White_Fox said...

Arte ou vandalismo depende das situações em que os grafitis são feitos!    



At 9:17 da tarde, agosto 26, 2007, Blogger Bruno Fehr said...

É uma forma de arte em sitio permitidos, por exemplo o que resta do muro de Berlin, tem obras dos melhores artistas de grafitti do mundo. O vandalismo é feito por quem vai lá com um martelo partir mais um pedaço do muro para levar para casa com recordação.

Existe agora um projecto para recuperar o muro que vai custar ao governo Alemão 200 milhões de euros, pois terá de chamar todos os artista orginais para recuperarem as sua pinturas. Bem como policiar o monumento para parar os caça "tesouros".

Agora aqueles artistas lisboetas que fazem obras do tipo "vão todos para o caralho" num muro qualquer da cidade... isso é triste.    



At 9:27 da tarde, agosto 26, 2007, Blogger Márcio said...

Sem dúvida que o verdadeiro Graffiti, é a pura arte!
É uma vergonha a imagem que se está a crer passar dos graffitis... é por isso que este país nunca irá para a frente!    



At 9:31 da tarde, agosto 26, 2007, Anonymous Anónimo said...

Eu acho que os grafitis, são realmente uma forma de arte única quando feitos em sítios apropriados, e não vandalizando edifícios públicos sem autorização. Eu já vi várias casas mesmo aqui em Portugal, em que os próprios donos as grafitaram, e ficaram muito fixes, transformaram a própria casa numa obra de arte.    



At 4:28 da tarde, agosto 27, 2007, Blogger Micael Morango said...

O grrafitti é sem dúvida uma arrte. Infelizmente, muitos se acham arrtistas e prracticam é vandalismo.    



At 9:47 da manhã, agosto 31, 2007, Blogger CarpeDiemBeHappy said...

O graffiti quando feito de uma forma organizada e autorizada para mim é uma arte. Aprecio este tipo de expressão tal como outro tipo de arte.
Recrimino sim, os graffitis que são feitos de uma forma vandalizada nos edificios, lojas, casas, muros, etc...mas quando é feito desta forma é fácil de distinguir de quem o faz bem e com autorização.
Não podemos é por causa dos vândalos rotular todos da mesma maneira.    



» Enviar um comentário
 
   





© 2006 my-mind | Blogger Templates by Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to Make Money Online at GeckoandFly




Kiss the Rain - Yiruma